Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Henrique Fagundes-2
Prezados Colegas,

Boa tarde e saudações "pinguianas" para todos.

Gostaria de saber se alguém pode me indicar uma alternativa ao Usermin. Preciso implementar uma forma do usuário poder alterar a senha dele a partir de uma página web.

Pode ser em php.

Só é preciso que ele possa entrar com a senha antiga dele, colocar a nova e confirmar.

Os usuários são nativos do Linux, então basicamente o que o sistema tem que fazer é um "passwd usuario".

Alguém conhece alguma solução em PHP que faça isso?

Ficarei muito grato se alguém puder ajudar.

Atenciosamente,

Henrique Fagundes
[hidden email]
Skype: magnata-br-rj
Linux User: 475399

https://www.aprendendolinux.com
https://www.facebook.com/AprendendoLinux
https://youtube.com/AprendendoLinux
https://twitter.com/AprendendoLinux
https://telegram.me/AprendendoLinux
Participe do Grupo Aprendendo Linux
https://groups.google.com/forum/#!forum/portal-aprendendo-linux

Ou envie um e-mail para:

Re: Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Rodrigo Cunha-3
Cara, eu ainda não testei...mas vi isso no google, veja se pode te ajudar.
https://www.cyberciti.biz/tips/change-linux-or-unix-system-password-using-php-script.html

Livre de vírus. www.avast.com.

Em 30 de novembro de 2017 18:21, Henrique Fagundes <[hidden email]> escreveu:
[...]

Rodrigo da Silva Cunha
São Gonçalo, RJ - Brasil

Re: Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Henrique Fagundes-2
Oi amigo,

Obrigado por responder.

Infelizmente o script não funciona.

Em 30/11/2017 18:45, Rodrigo Cunha escreveu:

> [...]
> Rodrigo da Silva Cunha
> São Gonçalo, RJ - Brasil

Re: Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Paulo Correia-2

Henrique,

Teria que escrever dois programas em linguagem C, um que validasse o usuário e outro que fizesse a troca de senha (O passwd não aceita passar usuário e senha diretamente), nenhum dos dois é complexo, e ambos deveriam estar com 777 e stick bit levantado, em outras palavram rodariam como root, o que pode levar a uma brecha de segurança.

Já a página web em php chamaria primeiro a validação da senha antiga e depois a troca, não é complexo também.

Aí que complica um pouco, se o usuário que quer trocar a senha tiver o /usr/sbin/nologin no /etc/passwd, ou tiver com o 'restrict shell' ativo, não conseguirá fazer a validação da senha antiga.

O que me leva a algumas questões:
  • Os usuários tem que trocar a senha de tempos em tempos?
  • Como resolver se um usuário esquecer a senha antiga?
  • Esta página web rodará pro mundo (Extremamente perigoso) ou só numa intranet?
Uma ideia, seria fazer um formulário mais simples, este poderia rodar pho mundo (Um pouco menos perigoso, mas teria que colocar um captcha para não ter robôs tentando autenticar) ou só na intranet, onde o usuário se autentica via .htaccess com a senha antiga e preenche a senha nova, esta senha nova viria via e-mail ao administrador da rede (pelo mail do PHP ou PHPMailer), mas a troca não seria imediata, isto deve estar bem escrito no formulário (o que pode demandar tempo/disponibilidade do administrador), e o administrador deve trocar duas senhas (a do .htpasswd e a do usuário), isto pode vir no e-mail pro administrador lembrar (o usuário não vê isto).

Não sei se isto lhe ajudaria.

Att,
Paulo

Em 30/11/2017 18:21, Henrique Fagundes escreveu:
[...]

Rodolfo-17
Acredito que com um simples script conseguiria fazer isso, agora a
questão de ser como root realmente não sei como resolver.

No caso de script é possível rodar via C, PHP, Java, C++, Go, Python
entre tantas outras linguagens.

https://stackoverflow.com/questions/27837674/changing-a-linux-password-via-script

Em 3 de dezembro de 2017 08:51, Paulo Correia <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Ou envie um e-mail para:

Re: Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Paulino Kenji Sato
Boa tarde.
Então, esses usuários não possuem acesso interativo com o servidor? Ou seja, não possuem qualquer tipo de acesso a shell, terminal ou X11.

Se possuírem uma shell (mesmo que não a use), pode emular uma sessão telnet ou ssh via php e enviar os comandos para a troca de senha.
Evite soluções que precisem forçar permissões de root, como o uso de sudo ou similar (além dos que já são fornecidos pelo sistema).

Caso os usuários realmente não precisem de uma shell, como em um servidor de email, pode-se migrar a base de usuários para um mais fácil de lidar externamente, como LDAP, SQL, etc.
Usuários do samba podem trocar a senha via o windows ou outra ferramenta SMB/CIFS. A senha do samba pode ser sincronizado com o do passwd/shadow.

Paulino Kenji Sato

Re: Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Henrique Fagundes-2
Prezados,

Obrigado a todos que responderam.
Vou dizer como resolvi a questão.

Decidi usar o próprio Usermin, só que, habilite o mod_proxy no meu
apache e fiz o usuário final (cliente) chegar ao servidor pela porta 80.

http://usermin.meucliente.com.br

Eu estava evitando usar o Usermin porque não queria que usuário tivesse
que acessar http://usermin.meucliente.com.br:20000 (esteticamente feio).
E também não poderia trocar a porta do Usermin para a 80, pois já tenho
o Apache rodando nela.

Daí eu me lembrei do mod_proxy do apache, e, problema resolvido.

Obrigado a todos.

> [...]

> --
> Paulino Kenji Sato

Re: Alternativa ao Usermin para usuario alterar senha via web

Sinval Júnior-2

Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.

#!/usr/bin/env python
nome = 'Sinval Júnior'
email = 'sinvalju arroba gmail ponto com'
print nome
print email