BCache

Rodolfo-17
Bom dia a todos,

Alguém poderia me informar algo sobre BCache?

Quero comprar um SSD para isso, mas estou com uma dúvida se o SSD
precisa ser do mesmo tamanho do HDD. Em uma rápida pesquisa no google
não achei essa informação.

Obrigado :)

Rodolfo Azevedo

Re: BCache

Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA-4

Le 1 février 2018 09:37:12 GMT-02:00, Rodolfo <[hidden email]> a écrit :

>Alguém poderia me informar algo sobre BCache?
>
>Quero comprar um SSD para isso, mas estou com uma dúvida se o SSD
>precisa ser do mesmo tamanho do HDD.

Se precisasse, não valia a pena.

Re: BCache

Rodolfo-17
Tranquilo, mas necessidade é algo muito subjetivo, valer a pena
também, infelizmente, seu comentário não responde minha pergunta e é
irrelevante, irei ignorar seus comentários a partir de agora. Bom dia.

Em 1 de fevereiro de 2018 08:02,  <[hidden email]> escreveu:

> Se precisasse, não valia a pena.
> Envoyé de mon appareil Android avec Courriel K-9 Mail. Veuillez excuser ma brièveté.

Re: BCache

Paulo Correia-2
Rodolfo,

Eu uso o SSD como HD de boot e programas, no HDD mantenho os arquivos.
Meu SSD tem  128 GB e o HDD tem 3 TB.

Acredito que o SSD pode ser menor que o HDD, pois normalmente o cache
sempre é menor que a memória. (A analogia é do cache de RAM que é feito
em disco [swap])

Mas tem que analisar o tamanho dos arquivos que serão abertos para
dimensionar o tamanho do SSD e do cache que ele fará, talvez por isto
não achou uma resposta no Google.

Também analise se se fazer o cache no SSD é financeiramente viável, e se
não seria melhor colocar boot e programas no SSD e arquivos no HDD.

Paulo

Le samedi 03 février 2018 à 11:11 +0000, Paulo Correia a écrit :

> Eu uso o SSD como HD de boot e programas, no HDD mantenho os
> arquivos.  Meu SSD tem  128 GB e o HDD tem 3 TB.

Faz sentido, porque os binários (/, /boot, /usr, /lib, /opt…) tendem a
não mudarem e serem usados constantemente, o que prolonga a vida útil
(relativamente pouca escrita) e tem maior influência no desempenho.
Outra coisa que pode ajudar muito em desempenho, embora envolva muita
escrita, é colocar em SSD arquivos temporários (/tmp) e arquivo de
troca (/swap), assim como dados de serviços (/srv), que tendem a ser
menores que os de usuário (/home), e de configuração (/etc).

        Em outras palavras, com 128 Gio eu particularmente, para um
caso geral, deixaria tudo lá exceto /home.

        Agora, para usar como cache, mesmo 128 Gio parece muito.  Por
exemplo, se não me falha a memória os Intel Octane costumam ter 16 Gio
ou algo assim.  Qualquer coisa de 120 Gio para cima eu já usaria para
determinadas partições, como as que mencionei acima.

> Acredito que o SSD pode ser menor que o HDD, pois normalmente o
> cache sempre é menor que a memória. (A analogia é do cache de RAM que
> é feito em disco [swap])

Arquivo de troca não é cache, e pode ser até maior que a memória viva
(RAM).  Se quiser analogia, seria dos caches de memória mesmo, L1, L2 e
L3 por exemplo.  A idéia, para além de analogias, é que memória mais
rápida, mais cara e por isso menor, seja cache de memórias mais baratas
(e por isso maiores) e mais lentas.

> Mas tem que analisar o tamanho dos arquivos que serão abertos para
> dimensionar o tamanho do SSD e do cache que ele fará, talvez por
> isto não achou uma resposta no Google.

Como assim?  Não me parece que ficou claro que análise seria essa.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:[hidden email]
BRAZIL GMT−3  MSN: msnim:chat?contact=[hidden email]

Re: BCache

Rodolfo-17
Paulo, obrigado por compartilhar essa informação. Realmente eu pensei
em fazer algo parecido, colocando o SSD como boot e programas e o HDD
como /home.

Vlw brother :D

Rodolfo Azevedo