Dúvida

Leonardo S. S. da Rocha
Pessoal, bom dia, estou com uma dúvida qui!

Estou seguindo a orientação contida em:
https://wiki.debian.org/Brasil/Traduzir/WebWML#Fluxograma_de_tradu.2BAOcA4w-o_de_p.2BAOE-ginas_web

Acabo de cumprir essa etapa com o arquivo que estou atualizando:

$ git log webwml/english/users/edu/uila.wml
$ cd webwml/portuguese/users/edu/
$ mcedit uila.wml

Após concluir a atualização do arquivo, preciso realizar o teste para
a construção do HTML. No entanto não entendi porque devo informar o
arquivo nesse formato (descrição do site):

$ make uila.pt.html
$ tidy -e uila.pt.html

Quando tento o primeiro comando tenho a seguinte mensagem de erro:

Makefile:1: Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile:
Arquivo ou diretório inexistente
make: *** No rule to make target
'Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile'.

Os pacotes estão instalados conforme consta no site.

O que estou esquecendo nesse processo?

Grato,

Leonardo Rocha.

Re: Dúvida

Leonardo S. S. da Rocha
A dúvida permanece! Se alguém puder ajudar ficarei grato!

[...]

Em ter., 12 de mai. de 2020 às 11:37, Leonardo S. S. da Rocha
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> 'Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile'.
>
> Os pacotes estão instalados conforme consta no site.

Re: Dúvida

Rafael Fontenelle-2
Dúvidas:

- você obteve do anonscm.debian.org ou do salsa.debian.org ?
- notei existência de "portuguese/users/edu/uila.wml" no https://salsa.debian.org/webmaster-team/webwml/ - "uila.wml" existe aí também?

Não estou por dentro do fluxo de tradução do Debian, mas talvez o fluxograma esteja desatualizado quando menciona 'anonscm' é '<arquivo>.pt.wml'

Abraços,
Rafael Fontenelle

Em ter, 12 de mai de 2020 11:38, Leonardo S. S. da Rocha <[hidden email]> escreveu:
[...]

Leonardo Rocha.

Re: Dúvida

Paulo Henrique de Lima Santana
Olá,

Em 15/05/2020 12:50, Leonardo S. S. da Rocha escreveu:
> A dúvida permanece! Se alguém puder ajudar ficarei grato!
>

> Estou seguindo a orientação contida em:
> https://wiki.debian.org/Brasil/Traduzir/WebWML#Fluxograma_de_tradu.2BAOcA4w-o_de_p.2BAOE-ginas_web

Você fez essa instalação?

apt install git gettext wml tidy

> Após concluir a atualização do arquivo, preciso realizar o teste para
> a construção do HTML. No entanto não entendi porque devo informar o
> arquivo nesse formato (descrição do site):

Vc precisa gerar um arquivo html baseado no arquivo wml.
Essa extensão .pt é apenas pra mostrar que é um arquivo de teste local.

> [...]
> 'Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile'.
>
> Os pacotes estão instalados conforme consta no site.

Eu fiz aqui e deu certo pra mim.

$ make uila.pt.html
wml -q -D CUR_YEAR=2020 -o UNDEFuPT:uila.pt.html@g+w   uila.wml

$ tidy -e uila.pt.html
Info: Doctype dado é "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN"
Info: O conteúdo do documento se parece com HTML 4.01 Strict
Nenhum aviso ou erro foi localizado.

Abraços,

--
Paulo Henrique de Lima Santana (phls)
Curitiba - Brasil

Re: Dúvida

Qobi Ben Nun
Realmente, Rafael, o fluxograma está mesmo um pouco desatualizado.

--
Qobi Ben Nun

On May 15, 2020 2:19:04 PM GMT-03:00, Rafael Fontenelle <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
>Não estou por dentro do fluxo de tradução do Debian, mas talvez o
>fluxograma esteja desatualizado quando menciona 'anonscm' é

Re: Dúvida

Leonardo S. S. da Rocha
Oi Rafael, justamente, estou seguindo a orientação contida no site:
https://wiki.debian.org/Brasil/Traduzir/WebWML#Fluxograma_de_tradu.2BAOcA4w-o_de_p.2BAOE-ginas_web

inclusive a obtenção das páginas foi com git mesmo  veio tudo do
salsa. Talvez seja esse o problema de estar encontrando dificuldades!

Obrigado pelo retorno!

Leonardo Rocha.

Em sex., 15 de mai. de 2020 às 14:19, Rafael Fontenelle
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Não estou por dentro do fluxo de tradução do Debian, mas talvez o fluxograma esteja desatualizado quando menciona 'anonscm' é '<arquivo>.pt.wml'

Re: Dúvida

Leonardo S. S. da Rocha
Oi Paulo, pessoal, bom dia!

Sim, fiz a instalação dos pacotes corretamente:

$ sudo apt install git gettext wml tidy
[sudo] senha para leonardo:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
git is already the newest version (1:2.20.1-2+deb10u3).
gettext is already the newest version (0.19.8.1-9).
tidy is already the newest version (2:5.6.0-10).
wml is already the newest version (2.12.2~ds1-2).
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos
e 0 não atualizados.

o make eu tenho que aplicar sobre o uila.wml que está na pasta
portuguese, correto? é sobre o arquivo que eu revisei correto?

Estou em: /webwml/portuguese/users/edu

Faço o make dentro desse diretório:

$ make uila.pt.wml
Makefile:1: Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile:
Arquivo ou diretório inexistente
make: *** No rule to make target
'Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile'.  Pare.

E este é o resultado que tenho!

Obrigado,

Leonardo.

Em sex., 15 de mai. de 2020 às 15:43, Paulo Henrique de Lima Santana
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Diretor do Instituto para Conservação de Tecnologias Livres
> Site: http://www.phls.com.br
> GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450

Oi Leonardo,

Estou na lista, então não precisa me copiar na resposta. Basta enviar
apenas para a lista.

Dentro do /webwml/english/users/edu
faça o
make uila.en.wml

depois volte pro /webwml/portuguese/users/edu
e refaça o
make uila.pt.wml

veja se dá certo.

Abs

Em 16/05/2020 12:01, Leonardo S. S. da Rocha escreveu:

> [...]
Diretor do Instituto para Conservação de Tecnologias Livres
Site: http://www.phls.com.br
GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450

Paulo Henrique Santana-3

Em 16/05/2020 12:07, Paulo Henrique de Lima Santana escreveu:

> [...]
> faça o
> make uila.en.wml
>
> depois volte pro /webwml/portuguese/users/edu
Só corrigindo: o final dos arquivos deve ser "html" e não "wml"

Abraços,

[...]

Esqueci de apagar seu e-mail Paulo. Foi mal.

Em sáb., 16 de mai. de 2020 às 12:07, Paulo Henrique de Lima Santana
<[hidden email]> escreveu:

> Oi Leonardo,
>
> Estou na lista, então não precisa me copiar na resposta. Basta enviar
> [...]

 não seria:
make uila.en.html ?

> depois volte pro /webwml/portuguese/users/edu
> e refaça o
> make uila.pt.wml

E aqui não é pra ser:
make uila.pt.html

Não funcionou da forma como instruiu:

webwml/english/users/edu$ make uila.en.wml
make: *** No rule to make target 'uila.en.wml'.  Pare.

> [...]
> Diretor do Instituto para Conservação de Tecnologias Livres
> Site: http://www.phls.com.br
> GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450

Ah certo, vou tentar!

Em sáb., 16 de mai. de 2020 às 12:20, Paulo Henrique de Lima Santana
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Diretor do Instituto para Conservação de Tecnologias Livres
> Site: http://www.phls.com.br
> GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450

É necessário fazer o tidy no diretório english também?

Em sáb., 16 de mai. de 2020 às 12:21, Leonardo S. S. da Rocha
<[hidden email]> escreveu:

> Ah certo, vou tentar!

Re: Dúvida

Leonardo S. S. da Rocha
Resolvi fazer o tidy também dentro do diretório english, lá funcionou,
sem erros. Numa nova tentativa continuo tendo problema:

/webwml/portuguese/users/edu$ make uila.pt.html
Makefile:1: Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile:
Arquivo ou diretório inexistente
make: *** No rule to make target
'Livre/Debian/Tradução/webwml/english/users/edu/Makefile'.  Pare.