Mesa Gráfica 3D versão 17.0.4 no Debian Stretch há possibilidades?

Mesa Gráfica 3D versão 17.0.4 no Debian Stretch há possibilidades?

Carlos Donizete Froes

Ola pessoal,

Na empresa onde trabalho possui 3 notebooks antigos da marca "amazon pc"
que tem instalados o Debian Jessie com Gnome 3 como padrão funcionando
muito bem e todas com a mesma configuração com mesmo driver de video
modelo i965:

---
sistemaids@debian:~$ lspci |grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960
Integrated Graphics Controller (primary) (rev 0c)
---

No final de semana passado, resolvi pegar um deste notebook pra instalar
o "Debian Stretch RC3" para testar e pra minha surpresa nenhuma dos
ambientes gráficos instalados (gnome, kde, xfce e mate) abriu apos a
instalação, fica na tela escura travado, somente desligando segurando o
power do notebook pra sair da tela.

Acessei no modo recovery do grub, ai tentei desinstalar/reinstalar o
"video-nouveau" e deixar somente "video-intel", chega ate abrir o
ambiente gráfico, mas depois que reinicio, trava da mesma forma.

Descobri que era um bug na biblioteca do mesa e que corrigiram ontem
(17/04) para quem possui placa gráfica i965 (Intel Corporation Mobile
GM965/GL960), como mostra no link:

https://www.mesa3d.org/relnotes/17.0.4.html

Ate o momento a versão que o Debian Stretch esta usando a versão do mesa
13.0.6, que possui este bug do que ao me ver é grave para estes modelos
de placa de video.

Sera que há possibilidade do Debian Stretch ter esta versão 17.0.4 do
mesa antes de lançar oficialmente?

Ou terei mesmo que instalar esta biblioteca na mão mesmo. :(

Obrigado!

--
⢀⣴⠾⠻⢶⣦⠀ Carlos Donizete Froes [a.k.a coringao]
⣾⠁⢠⠒⠀⣿⡁ - https://wiki.debian.org/coringao
⠈⠳⣄⠀⠀⠀  2157 630B D441 A775 BEFF  D35F FA63 ADA6 B638 B780

Re: Mesa Gráfica 3D versão 17.0.4 no Debian Stretch há possibilidades?

Paulo Ricardo Paz Vital
Olá Carlos.

Como sou novo no processo de desenvolvimento do Debian (usuário há mais de 10 anos) e no processo de release de uma nova versão estável, posso falar bobeira (e peço aos mais experientes que me corrijam, por favor), mas se você abir um bug RC contra essa versão da lib-mesa e indicar que a mais recente corrige, não ajuda a resolver o problema há tempo da release?

Até mais.

Paulo Vital

Re: Mesa Gráfica 3D versão 17.0.4 no Debian Stretch há possibilidades?

Lucas Kanashiro
Olá,

On Tue, 2017-04-18 at 18:39 +0000, Paulo Ricardo Paz Vital wrote:

> [...]
> favor), mas se você abir um bug RC contra essa versão da lib-mesa e
> indicar que a mais recente corrige, não ajuda a resolver o problema

Então, como o fonte do mesa gera muitos binários (mais de 20 pelo o que
vi aqui) e existem várias dependências reversas, seria necessário
realizar um pedido de migração e após atualização verificar se todos
esses pacotes que dependem de algum binário gerado pelo mesa continua
funcionando. Acredito eu que ninguém vai querer fazer isso a essa
altura do campeonato, já que estamos bem próximo do release e isso
poderia quebrar vários outros pacotes.

Abraço.
Lucas Kanashiro

Em 18-04-2017 16:01, Lucas Kanashiro escreveu:

> [...]
> funcionando. Acredito eu que ninguém vai querer fazer isso a essa
> altura do campeonato, já que estamos bem próximo do release e isso

Sera uma pena mesmo, quem possui maquinas antigas com este tipo de
driver de video, mas tudo bem o jeito é fazer na mão mesmo, instalando
via repositório experimental do Debian ou pelo próprio site do 'mesa'.

Muito obrigado pela atenção!

[...]

Antonio Terceiro via nm
On Tue, Apr 18, 2017 at 04:01:29PM -0300, Lucas Kanashiro wrote:

> [...]
> funcionando. Acredito eu que ninguém vai querer fazer isso a essa
> altura do campeonato, já que estamos bem próximo do release e isso
... o que não impede do bug ser corrigido ainda no stretch. pra isso o
bug precisa ser reportado com argumentos convincentes de que o bug é
importante o suficiente (não parece qualificar como RC), e o patch
específico que corrige precisa ser viável de aplicar na versão no
stretch.

Re: Mesa Gráfica 3D versão 17.0.4 no Debian Stretch há possibilidades?

Paulo Ricardo Paz Vital
Terceiro, concordo contigo que se bem estruturado e comprovado o bug, tem tempo sim.

Mas porque ele não parece se qualificar como RC? Pra mim, pode ser sim, uma vez que versões de HW não estão sendo suportadas, mesmo sendo versão antiga.

Paulo Vital

Em 18-04-2017 17:58, Paulo Ricardo Paz Vital escreveu:
> [...]
>
> Mas porque ele não parece se qualificar como RC? Pra mim, pode ser
> sim, uma vez que versões de HW não estão sendo suportadas, mesmo

Ok, amanha terei um tempinho na empresa, e vou fazer o teste novamente
com o notebook, e depois vou reportar detalhado este bug.

Muito Obrigado!

On Tue, Apr 18, 2017 at 08:58:30PM +0000, Paulo Ricardo Paz Vital wrote:
> [...]
> vez que versões de HW não estão sendo suportadas, mesmo sendo versão antiga.

é, pode ser. no final das contas o mantenedor tem que concordar que é
RC. de qualquer forma, não ser RC não significa que não pode ser
consertado, só que não vai atrasar o release por causa dele. nesse caso
sendo uma regressão (só agora eu notei que funcionava normalmente no
jessie), pode ser RC sim.

pra referência, um bug é RC se ele se encaixa em dessas severidades
(copiado da interface do reportbug):

Em ter, 2017-04-18 às 20:41 -0300, Antonio Terceiro escreveu:
> [...]
> jessie), pode ser RC sim.
>
> pra referência, um bug é RC se ele se encaixa em dessas severidades

Reportei este bug, não sei se fiz correto, mas passei todo o detalhe e como fiz para
ocorrer o erro.

Adicionei ate o buffer pelo 'dmesg' em anexo.

Espero que seja útil para resolver o bug.

Obrigado!