Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Dausacker

Socializando este assunto de utilidade pública:

Por que isto é importante?

O uso de GNU no governo traz benefícios diretos para a população como
economia em licenças e redução dos problemas com segurança da informação.

GNU é Software Livre e isto significa que é construído por toda uma
comunidade de desenvolvedores em todo o mundo, o que permite sua
crescente evolução.

Software Livre é socialmente justo, economicamente viável e tecnicamente
sustentável.

Participe!

Assine a petição aqui:

https://dausacker.wordpress.com/2016/11/01/peticao-ao-governo-federal-para-nao-trocar-gnu-por-windows/

OBS: Entenda-se GNU como um sistema operacional e Linux como um dos
kernels existentes.

Re: Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Rodolfo-17
Até onde li, essa notícia de que o governo irá trocar software livre por programas microsoft não procede, o acordo que o governo federal fez com a microsoft é caso algumas instituições queiram comprar softwares da mesma, podem fazer na modalide grupo, que irá ter um desconto na compra do software, exemplo:

1. Secretaria de Educação decide comprar o office, a mesma preenche um formulário do governo federal e realiza a solicitação.

2. Demais instituições podem solicitar o mesmo software e se cadastrar, digamos, nesse formulário.

É como se fosse aquelas promoções onde se pode comprar em grupo e quanto mais pessoas comprar, maior será o desconto para elas.

[...]

Thiago C. F.
Em Ter, 2016-11-01 às 15:55 -0200, Dausacker escreveu:

> [...]
>
> OBS: Entenda-se GNU como um sistema operacional e Linux como um dos

Também concordo com a iniciativa!

Na minha opinião, para corte de custos deveria ser OBRIGATÓRIO o uso de
Linux, já que não tem custo nenhum pelo SO e pelo softwares livres.

Thiago C. F.

Re: Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Humberto A. Sousa
Thiago,

Tudo o que é OBRIGATÓRIO não é livre e portanto foge do nosso de sw
livre, mundo livre.
Nem tudo que um faz o outro também é capaz de fazer, e vice-versa.
O que devemos fazer para reduzir custos é diminuir o tamanho da máquina
do estado. Menos estado, menor custo, mais mundo privado, mais liberdade
para escolher sw livre ou não em uma decisão que não vai influenciar no
seu ou no nosso bolso.

Saudações,

Humberto Araujo de Sousa
[hidden email]

Em 01/11/2016 16:35, Thiago Canuto Ferreira escreveu:

> [...]
> Linux, já que não tem custo nenhum pelo SO e pelo softwares livres.

Re: Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Luis Augusto Teixeira
Bom dia,

Concordo que não seja obrigatório, mas pra que comprar licença se existe software livre com as mesmas funções?
Menos Estado e mais mundo privado não significa liberdade ou democracia. Alguém realmente acredita que vivemos em uma democracia?
Veja a saída da crise do governo no vídeo abaixo, só quem se ferra é a população pobre.

"O país está quebrado", mas tem a 6ª maior reserva cambial do planeta. "O país está quebrado", mas deu aumento de 41% para o judiciário, que vai onerar os cofres públicos em 55 bilhões em 3 anos. "O país está quebrado", mas injetou 20 BILHÕES na privatizada Oi, que está falindo e sonegou mais de 20bilhões. "O país está quebrado", mas aprovou empréstimo de 10 BILHÕES para o FMI. "O país está quebrado", mas aumentou as verbas em até 2.780% de alguns veículos para fazer propaganda positiva do seu governo. "O país está quebrado", mas as velhas raposas não cortam UM CENTAVO nos salários astronômicos, nos benefícios imorais e tantas outras regalias dos três poderes. Em vez disso, corta em cima dos DIREITOS do povo.

O país gasta 45% do orçamento para pagar JUROS aos banqueiros. E os super-ricos, que representam menos de 0,05% da população sonegaram, só em 2015, 415 BILHÕES em impostos.

Mas o que mais impressiona é gente que vai se ferrar, que vai perder direitos garantidos na constituição aplaudindo um absurdo como essa PEC sob o falso argumento de contenção de gastos. É alienação demais!

https://www.youtube.com/watch?v=KMISMZZA8Wc

Ah, e o melhor: "o país tá quebrado" e acabou de dar aumento de até 37% para 4 categorias diferentes.

O país tá quebrado pra você, que se tornou marionete, que é povo e que aplaude uma medida que vai congelar investimentos por 20 anos, corrigindo APENAS pela inflação, enquanto a população vai aumentar de tamanho e envelhecer, não é, nem de longe, prioridade para esse governo que pede seu sacrifício, enquanto derrama dinheiro para os ricos.

att.
Luis Teixeira

.ºvº. | Linux, porque eu amo a liberdade!
/(L)\Linux User: #420124
.^.^.| Socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente sustentável

ICQ: 200-860-628 - Whatsapp: 91 9253-2087 - Skype: luisteixeira25

Em 2 de novembro de 2016 20:00, Humberto A. Sousa <[hidden email]> escreveu:
[...]

Gilberto, concordo com você: " O problema do software é que ele gera dependência de uma empresa. Se
  alguém começa a usar o Office, por exemplo, os documentos gerados
  por ele não abrem bem em outras suítes"

Mas essa dependência já existe a muito tempo e a culpa é da própria pirataria. Hoje você vai em um camelô e compra o office ultima versão por 10 reais, o mundo de documentos hoje(na minha convivência, e olha que eu uso linux aqui no trampo e nem office eu tenho, este e-mail estou redigindo no debian) é movido ao office, e pelo menos aqui no Brasil pra mim foi graças a pirataria que facilitou o acesso a este programa.

Re: Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Humberto A. Sousa
Tenho uma ideia !

Porque não fazemos um movimento para exigir que os aplicativos de
escritório (iniciando por aqui) sejam compatíveis com o padrão aberto de
documentos, assim como já acontece com os pdf?
Se não me engano são os padrões adotados pelo libre office...

> [...]

> Linux, já que não tem custo nenhum pelo SO e pelo softwares livres.

Re: Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA-4
> Tenho uma ideia !

Tu e a torcida do Coríntians.

> Porque não fazemos um movimento para exigir que os aplicativos de escritório
> (iniciando por aqui) sejam compatíveis com o padrão aberto de documentos,
> assim como já acontece com os pdf?

Porque já fizemos e fazemos, de diversas maneiras, com pouquíssimos resultados.

> Se não me engano são os padrões adotados pelo libre office...

Não te enganas.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:[hidden email]
BRAZIL GMT−3  MSN: msnim:chat?contact=[hidden email]

Re: Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Humberto A. Sousa
Se alguém aqui já trabalhou nesse sentido e ainda mantém o propósito,
por favor entrem em contato comigo no privado para eu ver o que podemos
fazer de efetivo.

Saudações,

Humberto Araujo de Sousa
[hidden email]

Em 03/11/2016 12:58, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro escreveu:

> Tu e a torcida do Coríntians.

> Porque já fizemos e fazemos, de diversas maneiras, com pouquíssimos resultados.

> Não te enganas.

[debian-br]: Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Gilberto F da Silva-4

[debian-be] Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Gilberto F da Silva-4

Re: [debian-be] Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Mauricio Neto
Boa tarde a todos.

Hoje não vejo, se não por motivos escusos ou completa falta de
conhecimento, o uso de software pago e não livre. Em um passado não tão
remoto poderia ter validade o argumento que o software livre não
possuíam empresas de suporte colocando os órgãos do governo em uma
posição delicada dependendo de consultores ou mesmo funcionários
efetivos que a qualquer momento poderiam não estar mais disponíveis, mas
atualmente isso não é argumento que se sustente.

Só consigo pensar que como as operações com as empreiteiras esteja muito
em foco e tornaram-se "perigosas" para os espoliadores urge a busca de
novos "parceiros" a fim de continuarem com os velhos esquemas.

Maurício Neto

Re: [debian-be] Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

luiz gil

Boa tarde

Credibilidade no mundo capitalista e' um ativo dos mais relevantes.

Porem, assisti durante minha vivencia, um total descompromisso de classes abastadas que se vestem sob o linho democratico e fazem uso de palavras correlatas apenas para manterem uma casta covarde que nao direcionam o pais para um curso de competicao no mercado externo.

Tornamo-nos nas maos dessa mediocre monarquia travestida desse linho um pais em que poucos ainda lutam por muitos, e assim considero muito valido a peticao sobre o assunto em pauta.

Se ainda restar tempo peco que me enviem o link para que eu tambem a possa assinar.

Grato pela atencao de todos.

Luiz Carlos P Gil

On 29-11-2018 15:21, Mauricio Neto wrote:
[...]

Greyson Farias
Acredito que o tempo hábil já foi, pois a postagem do Dausacker é de 2016.

Att.

Greyson Farias da Silva
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Técnico em Operação de redes - CREA/AC 9329TD
Eu prefiro receber documentos em ODF.
Baixe o Fedora e seja livre: https://getfedora.org
Comunidade Linux do Acre: http://acrelinux.org

Em qui, 29 de nov de 2018 às 13:06, luiz gil <[hidden email]> escreveu:

[...]

Também quero assinar.
Não acredito que o novo ministro vá apoiar o software livre, tomara que eu esteja errado.