Write Cache com SSDs

hamacker-2
Ola a todos,
Um colega me perguntou se é preciso desativar o "write cache" no sistema quando o kernel sabe que se trata dum SSD ou é preciso desativá-lo manualmente. Alguém sabe a resposta?

Re: Write Cache com SSDs

Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA-4
Le mercredi 11 décembre 2019 à 09:40 -0300, hamacker a écrit :
> Um colega me perguntou se é preciso desativar o "write cache" no
> sistema quando o kernel sabe que se trata dum SSD ou é preciso
> desativá-lo manualmente. Alguém sabe a resposta?

Por que seria preciso?  Depende do uso, creio.

--
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:[hidden email]
+55 (61) 99302 2691                       http://en.dutras.org/
https://useplaintext.email/#why-plaintext

Re: Write Cache com SSDs

Sinval Júnior-2
Imagino que  a pergunta do hamacker, seja devido ao fato de existitem posts na internet falando que é necessário desativar o "write cache" para preserver a vida util do SSD. Esses procedimento era aconcelhando apenas para os primeiros SSds e com marcas esquecificas, que possuiam bugs em suas controladoras.

Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.

#=================================================================+
#!/usr/bin/env python
nome = 'Sinval Júnior'
email = 'sinvalju arroba gmail ponto com'
print nome
print email
#==================================================================+

Em qua., 11 de dez. de 2019 às 13:19, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA <[hidden email]> escreveu:
> [...]
> desativá-lo manualmente. Alguém sabe a resposta?

Por que seria preciso?  Depende do uso, creio.

+55 (61) 3546 7191              gTalk: [hidden email]
+55 (61) 99302 2691                       http://en.dutras.org/
BRAZIL GMT−3
https://useplaintext.email/#why-plaintext

Re: Write Cache com SSDs

Helio Loureiro
Nops.  Usa igual.  Só tem de rodar um trim de vez em quando.

./helio

On Wed, Dec 11, 2019, 13:40 hamacker <[hidden email]> wrote:
Ola a todos,
[...]

O tempo de escrita de um SSD é praticamente imediato, enfileirar buffers para escrever no disco mais tarde não traria nenhum beneficio.
O meu cenário é um banco de dados que grava e lê páginas de tamanho 4kb e ter um 'write cache' desabilitado terá ganho de performance.
Me disseram que os kerneis mais recentes já desabilitam o 'write cache' quando sabem que estão operando com o SSD, mas não achei essa informação oficialmente.

Le mardi 14 janvier 2020 à 14:09 -0300, hamacker a écrit :
> O tempo de escrita de um SSD é praticamente imediato, enfileirar
> buffers para escrever no disco mais tarde não traria nenhum
> beneficio.

Não é bem assim.  Traz muito menos benefícios que com discos
magnéticos, de modo que geralmente o benefício pode não valer a pena,
mas a escrita não é realmente imediata e pode haver situações em que
valha a pena.

> Me disseram que os kerneis mais recentes já desabilitam o 'write
> cache' quando sabem que estão operando com o SSD, mas não achei essa
> informação oficialmente.

Ah, agora ficou mais claro, em relação à pergunta original: