soluções para vários arquivos copia

Vitor Hugo-2
Estou com um cenário em que possuo vários arquivos (30 mil arquivos)
*.doc,docx em uma maquina Windows, utiliza-se um programa para pesquisar
na maquina estes arquivos pelo CPF, porem a pessoa quer mudar os
arquivos para um servidor Linux em que as copias sejam feitas
automaticamente e utilizar vários terminais Windows (10-20) terminais
para puxar estes arquivos pelo programa que faz uma pesquisa no HD com o
CPF.

A cada arquivos aberto e feito uma alteração nele ele deve estar
disponível na rede para outras maquinas solicitar este arquivos atualizados.

Exemplo:

520.305.629-21.docx

Abre, altera, fica disponível automaticamente atualizado para outras
maquina na rede.

Que tipo de solução Linux pode se utilizar neste cenário?

Re: soluções para vários arquivos copia

Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro
Le mer. 10 avr. 2019 à 11:41, Vitor Hugo <[hidden email]> a écrit :

> Estou com um cenário em que possuo vários arquivos (30 mil arquivos)

Achei toda a descrição muito confusa.  Até onde entendi, bastava
colocar um servidor Samba, mas tenho certeza de que entendi errado.
Poderias explicar melhor para a lista?

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:[hidden email]
BRAZIL GMT−3  MSN: msnim:chat?contact=[hidden email]

Re: soluções para vários arquivos copia

Vitor Hugo-2
Na verdade são varios arquivos de varias pessoas e para diferenciar um
arquivo de outro utilizam o nome do arquivo como o numero do CPF, pois
este numero é unico; exemplo:

Maria da conceição.docx

José Aparecido.docx

Raul Garcia da Cruz.doc

Então em vez de utilizar o nome da pessoa eles utilizam o numero do CPF
para não haver conflito de nomes, o grande problema é que são 30 mil
arquivos e esta crescendo sempre este numero e eles devem ser acessado
em varias maquinas com terminais windows; eles ja estão windows com
shadown copy e com um programa de pesquisa de arquivos rodando na
maquina windows;

O grande problema é que se colocar estes arquivos em um direitorio e
copiar este direitorio para cada uma das 10 maquinas dara certo porem ao
abrir um arquivo e fazer a atualização haverá problema pois as outras
máquinas não teram a atualização deste arquivo, por isso deveria haver
um servidor para armazenar estes arquivos e as 10 maquinas puxarem deste
servidor para fazer a edição e salvamento do arquivo direto no servidor.

Le jeudi 11 avril 2019 à 16:57 +0000, Vitor Hugo a écrit :
> deveria haver um servidor para armazenar estes arquivos e as 10
> maquinas puxarem deste servidor para fazer a edição e salvamento do
> arquivo direto no servidor

Continua confuso, mas parece que basta um servidor de arquivos Samba.
Estuda-o um pouco e testa, depois relata o resultado — na lista.

[...]

Onde esta confuso?

Le 11 avril 2019 14:00:33 GMT-03:00, Vitor Hugo <[hidden email]> a écrit :

>um servidor para armazenar estes arquivos

Samba:

apt install samba

Mas tem de ler pelo menos um tutorial.

Re: soluções para vários arquivos copia

Humberto A. Sousa
Estuda aí o SAMBA que vai dar certo.
É que a solução nos pareceu tão simples que despertou dúvidas no pessoal.

Saudações,

Humberto Araujo de Sousa
[hidden email]

Re: soluções para vários arquivos copia

Vitor Hugo-2
Entendi esta solução esta em uso em uma das unidades, com um servidor
FreeNAS; outra solução recomendada foi um aplicação em Java com a base
de dados em MongoDB pois os arquivos do Word geralmente possuem um
tamanho de 1.5MB a 2MB.

Em 14/04/2019 22:33, Humberto A. Sousa escreveu:

> Estuda aí o SAMBA que vai dar certo.
> É que a solução nos pareceu tão simples que despertou dúvidas no pessoal.

> [...]

Ricardo Kaê
É, uma solução que eu acho até bem simples pra esse caso é ter um servidor web (apache) acessível pela rede local e os arquivos estarem categorizados por pastas nesse servidor. Qualquer terminal indenpendente (máquinas clientes) acessariam pelo navegador, baixariam os arquivos e têm que haver um formulário de upload, que pode ser escrito em PHP, pra upar a modificação do arquivo na pasta certa. Acho que é uma solução rápida, simples e funcional. Possível de ser implementada agora, basta uma máquina Linux, a instalação e configuração do apache, a categorização dos arquivos e a escrita do form em PHP.

Uma solução em JAVA com GUI, acho que demanda mais esforço. As máquinas clientes teriam que ter a máquina virtual Java também pra rodar, ficaria muito mais pesado.

E quanto as soluções acima, para usarem o Samba. Sinceramente, nunca usei. Mas acho mais simples trabalhar com protocolo HTTP do que com o SMB, até pela existência de mais tutoriais etc.

Le mer. 17 avr. 2019 à 21:18, Ricardo Kaê <[hidden email]> a écrit :

> É, uma solução que eu acho até bem simples pra esse caso é ter um servidor web (apache) acessível pela rede local e os arquivos estarem categorizados por pastas nesse servidor. Qualquer terminal indenpendente (máquinas clientes) acessariam pelo navegador, baixariam os arquivos e têm que haver um formulário de upload, que pode ser escrito em PHP, pra upar a modificação do arquivo na pasta certa.

Com Samba não precisa programar.

> E quanto as soluções acima, para usarem o Samba. Sinceramente, nunca usei. Mas acho mais simples trabalhar com protocolo HTTP do que com o SMB, até pela existência de mais tutoriais etc.

É algo que quem administra redes com MS Windows quase inevitavelmente
terá de usar, ao contrário de PHP.

[...]

Francisco M Neto-4
Olá.

Não entendi essa sugestão. Baixar o arquivo para mexer e depois refazer o
upload? Parece um trabalho desnecessário para uma tarefa que pode ser tão
simples quanto mapear uma unidade de rede se usar o Samba...

E falta de documentação? Sério? A documentação do Samba é bem extensa, e
tutoriais não faltam...

Francisco

Francisco M Neto

GPG: 4096R/D692FBF0