telnet seguro

Vitor Hugo-2
É possível utilizar o telnet de forma segura?

Re: telnet seguro

P. J.-2
Fiquei curioso... cada vez mais vejo perguntas criativas... qual o contexto?

Observo o uso de telnet para troubleshooting... e alguns dispositivos
antigos que só tem ele como opção de acesso... mas vc chegou dar uma
olhada no man? Fala à respeito disso... provavelmente terá que
compilar com parâmetro para encriptar a comunicação.

[  ] 's

--
|  .''`.   A fé não dá respostas. Só impede perguntas.
| : :'  :
| `. `'`
|   `-   Je vois tout

Re: telnet seguro

Paulino Kenji Sato
Ola,
Se somente necessita acessar a shell de um outro Linux (ou outro OS, incluindo o windows) de forma segura, basta utilizar o ssh.
O servidor e o cliente ssh costumam já estar instalados no sistemas.
No debian basta instalar os pacotes openssh-client e openssh-server.
Para acessar, a partir de um terminal (console ou X) basta usar:
ssh ip-ou-host
Caso seja necessário, a preciso liberar a porta 22 no firewall.

Se a necessidade e acessar um roteador ou outro appliance que não suporta ssh, se recomenda limitar o telnet a rede local.

Paulino Kenji Sato